PORTAS CORTA-FOGO

As portas corta-fogo para saídas de emergência são indicadas para alguns lugares específicos, de acordo com a NBR 11742:1997:

  1. Locais de Uso
    1. antecâmaras e escadas de edifícios;
    2. entrada de escritórios e apartamentos;
    3. áreas de refúgio;
    4. paredes utilizadas na separação de riscos industriais e comerciais, compartimentos de áreas, desde que utilizadas exclusivamente para passagem de pessoal;
    5. locais de acesso restrito, que se comunicam diretamente com rotas de fuga;
    6. acesso às passarelas e intercomunicação entre edifícios;
    7. portas em corredores integrantes de rotas de fuga;
    8. acesso a recintos de medição, proteção e transformação de energia elétrica.
  2. Manutenção

    2.1 A manutenção deve ser de responsabilidade do síndico ou administrador da edificação. A qualquer momento, deve ser providenciada a regulagem ou substituição dos elementos que não estejam em perfeitas condições de funcionamento. Devem ser efetuadas manutenções:

      1. mensais: devem ser efetuadas verificações do funcionamento automático e funcionamento de todos os acessórios (fechaduras, dispositivos antipânico, selecionadores e travas, etc.).

    Também deve ser efetuada limpeza dos alojadores de trincos, no piso e batentes, com remoção de resíduos e objetos es- NBR 11742:1997 5 tranhos que dificultem o funcionamento das partes móveis (dobradiças, fechaduras e trincos);

    NOTA – Para evitar o ataque dos produtos químicos, a limpeza das folhas das portas e do piso ao redor destas, deve obedecer às instruções do fabricante.

      1. semestrais: deve ser efetuada lubrificação de todas as partes móveis e verificada a legibilidade dos identificadores da porta.

    Devem ser verificadas as condições gerais da porta, quanto à pintura ou revestimento, e desgaste das partes móveis, devendo ser providenciada, imediatamente, a regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento.

    NOTA – No caso de aplicação de nova pintura, devem ser seguidas as instruções do fabricante, para assegurar a eficácia do tratamento anticorrosivo. É vedada ao usuário a utilização de pregos, parafusos e abertura de furos, na folha da porta, que podem alterar suas características gerais.

    2.2 O síndico ou administrador pode dispor de uma estrutura própria para as manutenções de rotina citadas em 4.10.1. Os serviços que envolvam substituição de qualquer um dos componentes ou da própria folha devem ser executados pelo fabricante ou por firmas por ele credenciadas.

    A Brasegui presta serviços de instalação e manutenção em todos os tipos de portas corta-fogo. Após sua instalação, a conservação é imprescindível devido ao desgaste natural. Por isso, realizamos manutenções preventivas para que a sua segurança esteja sempre em dia.

Contato